Entre em contato:
observatorio@obsitu.org

Conduta ética e transparente

Filiação Partidária

É terminantemente proibido aos associados do OS terem algum tipo de filiação partidária, uma vez que isso conflita com a atuação da organização.

É terminantemente proibido o exercício de atividades político-partidárias no ambiente de trabalho e que envolvam, sob qualquer forma, recursos do OS.

É terminantemente proibida a veiculação de qualquer forma de propaganda política nas instalações, veículos, publicações ou qualquer outra propriedade do OS.

 

Captação de Recursos

Para que o trabalho do OS seja considerado idôneo, a transparência quanto à captação de recursos é vital. Por isso, é vedada a captação de recursos junto a órgãos públicos municipais, pois tais fontes podem comprometer a independência na atuação do OS.

Já recursos captados com pessoas físicas, entidades de classe, organizações sociais ou de representação comunitária, universidades, são permitidas, desde que o OS diversifique suas fontes, não se tornando dependente de um único doador.

Todo recurso captado (financeiro, material ou humano) deve ser utilizado para a operacionalização do OS. É vedado o uso de recursos captados para custear despesas pessoais dos associados ao OS.

 

Prestação de contas

A transparência é fundamental para a atuação e a reputação do OS perante a sociedade. Os Relatórios Quadrimestrais prestam contas aos mantenedores e à sociedade quanto a atuação do OS, por isso é obrigatória a sua elaboração e seu compartilhamento.

As normas e práticas de contabilidade do OS devem ser rigorosamente observadas, gerando registros e relatórios consistentes e permitindo uma base uniforme de avaliação e divulgação das atividades do OS. Desta forma, é necessário assegurar a contabilização de todo e qualquer bem ou direito que o OS esteja obrigado a fazer.